Justiça

Advogado alega fraude e diz à Justiça não ter assinado petição de ‘mãe’ de bebê reborn

Recepcionista foi à Justiça do Trabalho contra uma empresa que não concedeu licença-maternidade e salário-família

Advogado alega fraude e diz à Justiça não ter assinado petição de ‘mãe’ de bebê reborn
Advogado alega fraude e diz à Justiça não ter assinado petição de ‘mãe’ de bebê reborn
Bebê reborn. Foto: Douglas Magno/AFP
Apoie Siga-nos no

Um advogado baiano negou, em petição enviada à Justiça do Trabalho nesta quinta-feira 29, ter assinado a ação de uma recepcionista contra uma empresa que não concedeu licença-maternidade e salário-família para cuidar de sua bebê reborn.

No documento, José Sinelmo afirmou ter ficado “perplexo” ao saber que seu nome constava da representação. Disse ainda não ter qualquer vínculo com a autora da ação e apontou fraude na petição, uma vez que ela é subscrita por outra advogada do estado. O texto ainda cita “sérios danos” à imagem profissional devido à repercussão do caso.

“Ocorre que tais exposições indevidas atingem injustamente a reputação e a credibilidade profissional deste causídico, o que torna a situação insustentável, especialmente diante da fraude documental evidente”, escreveu o defensor na petição.

Ao acionar a Justiça, a funcionária alegou ter sido vítima de “escárnio, zombaria e negação absoluta de direitos”. Por isso, requer a rescisão indireta do contrato de trabalho e uma indenização por danos morais de 10 mil reais.

Segundo os advogados da recepcionista, negar o direito à licença-maternidade a uma ‘mãe’ de bebê reborn é “reduzir a mulher à sua função reprodutiva, ignorando os avanços do direito civil, da psicologia e da neurociência sobre o vínculo de apego e parentalidade emocional”.

A defesa pede ainda o pagamento de todos os direitos trabalhistas e o do salário-família retroativo desde a data do requerimento administrativo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo