Justiça
Justiça determina o desbloqueio de contas do ex-prefeito Marcelo Crivella
O magistrado liberou o bispo a ter acesso ao salário como deputado federal, sob alegação de que os valores são essenciais para a sua sobrevivência


Uma liminar assinada pela 3ª Vara da Fazenda Pública do Rio de Janeiro determinou, nesta sexta-feira 23, o desbloqueio parcial da conta bancária de Marcelo Crivella (Republicanos) para que o deputado federal tenha acesso ao seu salário como parlamentar.
Na semana passada, a Justiça do Rio tinha determinado o bloqueio dos bens do ex-prefeito, da ex-secretária municipal de Saúde do Rio Ana Beatriz Busch Araújo e do ex-subsecretário Ivo Remuszka Junior no bojo de suposta ação por improbidade administrativa.
O processo mira contratos firmados pela prefeitura do Rio com a empresa China Meheco Corporation para reestruturação de hospitais e compra de equipamentos durante a pandemia de Covid-19. Crivella foi prefeito do Rio de Janeiro de 2017 a 2020.
O deputado recorreu. Mas o juiz Daniel Calafate manteve o bloqueio e explicou que essa decisão foi tomada de forma provisória apenas para proteger os bens até que o processo avance e se tenha uma análise mais completa.
No entanto, o magistrado liberou Crivella a ter acesso ao salário como deputado federal, sob alegação de que os valores são essenciais para a sua sobrevivência.
Além disso, o juiz colocou o processo em sigilo, pois há documentos sensíveis e informações bancárias e fiscais que precisam ser protegidas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Comissão da Câmara aprova critérios mais rigorosos para candidatos ao Conselho Tutelar
Por CartaCapital
Justiça bloqueia R$ 200 milhões de Crivella e mais 8 por improbidade na pandemia
Por CartaCapital