Bem-Estar

Veja como se proteger da covid-19 no inverno

Com a proximidade do inverno, cresce a preocupação com as doenças respiratórias. No entanto, ao contrário dos anos anteriores, a covid-19 já não ocupa o protagonismo entre os vírus que mais preocupam os especialistas em 2025. Segundo o infectologista clínico, Dr. Gustavo Dittmar, coordenador da […]

Veja como se proteger da covid-19 no inverno
Veja como se proteger da covid-19 no inverno
Apoie Siga-nos no

Com a proximidade do inverno, cresce a preocupação com as doenças respiratórias. No entanto, ao contrário dos anos anteriores, a covid-19 já não ocupa o protagonismo entre os vírus que mais preocupam os especialistas em 2025. Segundo o infectologista clínico, Dr. Gustavo Dittmar, coordenador da Infectologia do Hospital Albert Sabin (HAS), a circulação do coronavírus persiste, mas o impacto é significativamente menor.

“O vírus causador da covid-19 está longe de ser, em 2025, um problema de saúde pública. Ele nem figura entre os três principais causadores de doenças respiratórias neste momento”, afirma o médico. Os maiores responsáveis por casos de insuficiência respiratória e hospitalizações, atualmente, são o vírus sincicial respiratório, o vírus da influenza e o rinovírus.

mulher sorrindo, levantando manga de blusa azul e olhando para curativo de vacina no braço
A vacina contra a covid-19 é indicada anualmente para grupos prioritários (Imagem: PeopleImages.com – Yuri A | Shutterstock)

Importância da vacinação

Mesmo com o impacto menor, a recomendação para vacinação permanece, principalmente entre os grupos de risco. “A vacinação contra a covid-19 foi incorporada ao calendário anual, de forma semelhante à da gripe, sendo indicada apenas para grupos prioritários, como idosos, imunossuprimidos, profissionais de saúde e pessoas com comorbidades”, explica o Dr. Gustavo Dittmar. Para idosos e imunossuprimidos, a imunização pode ser feita duas vezes por ano; para os demais grupos de risco, uma vez ao ano é suficiente.

O especialista reforça que, embora a gravidade da covid-19 tenha diminuído, o vírus ainda pode causar quadros sérios em populações vulneráveis. “Por isso, é fundamental que essas pessoas mantenham sua vacinação em dia”, recomenda.

Vacinação contra a gripe

A vacina contra a influenza está disponível gratuitamente no SUS (Sistema Único de Saúde) para crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, idosos a partir de 60 anos, pessoas com comorbidades, profissionais da saúde e da educação, entre outros grupos prioritários. A imunização ocorre nos postos de saúde de todo o país.

Por Renata Sbrissa

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo