Bem-Estar

Veja como melhorar a flexibilidade do corpo

A flexibilidade é a capacidade de um músculo ou grupo de músculos de se estenderem sem causar dor ou lesão, permitindo uma amplitude de movimento maior nas articulações. É essencial para a realização de atividades diárias e exercícios físicos, contribuindo para uma postura correta, prevenção […]

Veja como melhorar a flexibilidade do corpo
Veja como melhorar a flexibilidade do corpo
Apoie Siga-nos no

A flexibilidade é a capacidade de um músculo ou grupo de músculos de se estenderem sem causar dor ou lesão, permitindo uma amplitude de movimento maior nas articulações. É essencial para a realização de atividades diárias e exercícios físicos, contribuindo para uma postura correta, prevenção de lesões, redução de dores musculares e melhoria da circulação sanguínea.

“A flexibilidade aumenta a mobilidade, facilitando a realização de atividades rotineiras, como abaixar para pegar algo que caiu no chão. Também previne lesões, pois músculos e articulações flexíveis são menos suscetíveis a danos”, comenta Mariana Wiest Schroeder, coordenadora do curso de Fisioterapia da Faculdade Anhanguera. 

Benefícios dos alongamentos

Para ter uma boa flexibilidade, é recomendada a prática de alongamentos musculares. Mariana Wiest Schroeder aponta que alongamentos regulares promovem uma melhor circulação sanguínea, contribuindo para a saúde cardiovascular, e ajudam a relaxar o corpo e a mente, reduzindo níveis de estresse e ansiedade.

“Quem sente muitas dores no pescoço e nos ombros é a prova disso. Essa tensão nessa região pode ser um reflexo da ansiedade e do estresse. Realizar alongamentos pode aliviar esses desconfortos”, conta a docente. 

Mulheres praticando pilates de chão em um estúdio.
Praticar yoga ou pilates melhora a flexibilidade e fortalece os músculos (Imagem: Drazen Zigic | Shutterstock)

Técnicas para melhorar a flexibilidade 

Uma forma de aprimorar sua flexibilidade é realizando alongamentos diários. Mariana Wiest Schroeder indica algumas técnicas que podem auxiliar: 

  • Realize alongamentos diários: dedique alguns minutos do seu dia para realizar alongamentos. Foque em diferentes grupos musculares para obter um benefício completo;
  • Pratique yoga ou pilates: essas atividades são excelentes para melhorar a flexibilidade e fortalecer os músculos;
  • Faça exercícios de aquecimento: antes de qualquer atividade física, faça exercícios de aquecimento para preparar os músculos e evitar lesões;
  • Utilize técnicas de respiração: respirar corretamente durante os alongamentos ajuda a relaxar os músculos e aumentar a eficácia dos exercícios.

Por Leticia Zuim Gonzalez

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo