Economia
Petrobras descobre novo poço de petróleo de ‘excelente qualidade’ na Bacia de Santos
O poço está em profundidade de 1.952 metros de lâmina d’água e é localizado a 248 quilômetros da cidade de Santos


A Petrobras anunciou, nesta sexta-feira 9 a descoberta de um novo poço de petróleo no pré-sal da Bacia de Santos. Segundo a estatal, o óleo extraído de um poço exploratório do bloco de Aram é de “excelente qualidade e sem contaminantes”.
O poço está em profundidade de 1.952 metros de lâmina d’água e é localizado a 248 quilômetros da cidade de Santos. Análises laboratoriais para caracterizar as condições dos reservatórios e dos fluidos encontrados serão feitas para avaliar o potencial da área. Além disso, serão perfurados mais dois poços.
“É a segunda descoberta no mesmo bloco, seguindo o ótimo resultado já alcançado em outro poço exploratório no início do ano, onde encontramos petróleo de excelente qualidade. Estamos investindo fortemente na busca de novas reservas e os resultados estão vindo. Esse ano, já anunciamos descobertas também em Brava e em Búzios”, afirma a presidente da Petrobras, Magda Chambriard.
O poço 3-BRSA-1396D-SPS está localizado a 248 km da cidade de Santos, em profundidade d’água de 1952 metros. Foto: Petrobras/Reprodução
O consórcio que explora o bloco de Aram desde 2020, que tem a Petrobras como operadora, com 80% do empreendimento, e a CNPC como parceira, com os 20% restantes, tem até 2027 para concluir seu Plano de Avaliação de Descoberta. Aram é explorado sob o regime de partilha, em que a Pré-Sal Petróleo (PPSA) é a gestora.
(Com informações da Agência Brasil).
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.