Receitas
7 chás para ajudar a combater o inchaço
O inchaço é uma preocupação comum para muitas pessoas, afetando o bem-estar diário. Esse desconforto pode ser causado por retenção de líquidos, má digestão ou até mesmo estresse. Além do tratamento médico e bons hábitos de vida, a natureza oferece diversas soluções que podem auxiliar […]
O inchaço é uma preocupação comum para muitas pessoas, afetando o bem-estar diário. Esse desconforto pode ser causado por retenção de líquidos, má digestão ou até mesmo estresse. Além do tratamento médico e bons hábitos de vida, a natureza oferece diversas soluções que podem auxiliar a reduzir esse problema.
Entre as opções, os chás se destacam como poderosos aliados, não apenas por suas propriedades diuréticas, mas também por promoverem efeitos relaxantes e digestivos. A seguir, confira como preparar 7 chás que ajudam a combater o inchaço, proporcionando alívio e conforto de forma natural!
Chá de hortelã
Ingredientes
- 1 colher de sopa de folhas de hortelã
- Suco de 1/2 limão
- 1 xícara de chá de água
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo e adicione as folhas de hortelã. Tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos. Coe, adicione o suco de limão e beba em seguida.
Chá de camomila e erva-doce
Ingredientes
- 1 colher de chá de camomila
- 1 colher de chá de sementes de erva-doce
- 1 xícara de chá de água
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Desligue o fogo e adicione a camomila e as sementes de erva-doce. Tampe a panela e deixe em infusão por 7 minutos. Coe e beba em seguida.

Chá de maçã e canela
Ingredientes
- 4 rodelas de maçã
- 1 canela em pau
- 250 ml de água
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione a maçã e a canela em pau. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e sirva em seguida.
Chá de hibisco, laranja e canela
Ingredientes
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione o hibisco, as fatias de laranja e a canela em pau. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e sirva em seguida.

Chá de gengibre, canela e açafrão-da-terra
Ingredientes
- 100 g de gengibre cortado em fatias
- Suco de 2 limões
- 4 colheres de sopa de mel
- 1 canela em pau
- 100 g de açafrão-da-terra cortado em fatias
- 1 l de água
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione o gengibre e ferva por 10 minutos. Desligue o fogo, acrescente o suco de limão, o mel, a canela em pau e o açafrão-da-terra e misture. Deixe descansar por 5 minutos. Coe e sirva quente ou frio.
Chá verde com menta e limão
Ingredientes
- 4 colheres de sopa de chá verde
- 1/2 xícara de chá de folhas de menta frescas
- Suco de 2 limões
- 1 l de água
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione o chá verde e as folhas de menta. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 5 minutos. Coe, adicione o suco de limão e misture. Sirva em seguida.
Chá de maracujá com camomila
Ingredientes
- 1 colher de sopa de folhas de maracujá
- 1 colher de chá de folhas de camomila secas
- 250 ml de água
Modo de preparo
Em uma panela, coloque a água e leve ao fogo médio para ferver. Adicione as folhas de maracujá e de camomila. Desligue o fogo, tampe a panela e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e sirva em seguida.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



