Justiça

Trama golpista: relator do caso Ramagem recomenda sustar toda ação penal

Por um pedido de vista coletivo, a análise ocorrerá em nova data, a ser marcada pelo comando do colegiado

Trama golpista: relator do caso Ramagem recomenda sustar toda ação penal
Trama golpista: relator do caso Ramagem recomenda sustar toda ação penal
O deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). Foto: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

Em meio ao avanço do Supremo Tribunal Federal contra os golpistas do 8 de Janeiro, o deputado Alfredo Gaspar (União-AL), relator da representação do PL para suspender a ação penal contra Alexandre Ramagem (PL-RJ), recomendou nesta quarta-feira 30 a sustação integral do processo.

“Um poder não pode se sobrepor a outro poder, precisamos ter independência para seguirmos adiante com nossas ideias”, disse Gaspar.

O parecer foi apresentado à Comissão de Constituição e Justiça da Câmara e ainda depende da aprovação do colegiado antes de seguir ao plenário.

Por um pedido de vista coletivo, a análise ocorrerá em outra data, a ser marcada pelo presidente da CCJ, o deputado Paulo Azi (União-BA).

Ramagem é acusado de participar de uma quadrilha voltada a um golpe de Estado, segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República. Os crimes imputados incluem organização criminosa, tentativa de golpe de Estado, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano ao patrimônio público, com os atos tendo ligação direta com o 8 de Janeiro.

No parecer, Alfredo Gaspar argumenta que a suspensão do processo é necessária para garantir a independência do mandato parlamentar. “A possibilidade de sustação da ação penal contra os congressistas visa a evitar a instrumentalização do processo judicial com o intuito de constranger, de inquinar, de ameaçar o parlamentar acusado, comprometendo sua liberdade no exercício do mandato”, afirma.

O PL, ao apresentar o pedido, buscava não apenas proteger Ramagem, mas também abrir caminho para uma eventual suspensão de ações contra o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Apesar da movimentação, o STF reagiu. O ministro Cristiano Zanin enviou um ofício à Câmara, alertando que a decisão da Primeira Turma, que tornou Ramagem réu, não pode ser sustada em sua integralidade. 

A proposta deverá enfrentar resistência no plenário, onde precisará de pelo menos 257 votos favoráveis para ser aprovada. 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo