Economia
Deputada propõe isentar compras internacionais de até US$ 600 ao ano
Dani Cunha (União-RJ) sugere criar um limite de compras por CPF ao ano. No atual modelo, a tributação ocorre a cada aquisição online


A deputada federal Dani Cunha (União-RJ) apresentou um projeto de lei para isentar da taxa de importação compras internacionais enviadas pelos Correios de até 600 dólares (cerca de 3,4 mil reais) por ano. O projeto foi encaminhado à Câmara na última quarta-feira 2.
Com a proposta, a parlamentar sugere criar um limite de compras por CPF ao ano. No atual modelo, a tributação ocorre a cada aquisição online. Na justificativa do projeto, a filha do ex-deputado Eduardo Cunha alega que a criação da chamada “taxa das blusinhas” criou um desequilíbrio social por prejudicar mais os mais pobres.
Segundo Dani Cunha, as regras para quem viaja ao exterior permitem uma isenção de importação maior do que para quem compra pela internet. Aqueles que fazem viagens internacionais por via aérea ou marítima têm o direito de trazer até mil dólares em mercadorias, enquanto para viagens terrestres o limite é de 500 dólares.
O texto ainda não foi despachado pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e, por isso, ainda não tramita nas comissões da Casa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.