Bem-Estar

5 fontes de carboidratos para incluir na dieta e comer sem culpa

Os carboidratos são frequentemente vistos como vilões da dieta. Contudo, eles são a principal fonte de energia do corpo e desempenham um papel fundamental na manutenção da saúde e do bem-estar. Inclusive, Katy Coelho, docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, explica haver carboidratos benéficos […]

5 fontes de carboidratos para incluir na dieta e comer sem culpa
5 fontes de carboidratos para incluir na dieta e comer sem culpa
Apoie Siga-nos no

Os carboidratos são frequentemente vistos como vilões da dieta. Contudo, eles são a principal fonte de energia do corpo e desempenham um papel fundamental na manutenção da saúde e do bem-estar. Inclusive, Katy Coelho, docente do curso de Nutrição da Faculdade Anhanguera, explica haver carboidratos benéficos para o bom funcionamento do organismo.

“É importante esclarecer que nem todos os carboidratos são iguais. Existem os carboidratos simples, como o açúcar e os alimentos processados, que fornecem energia rápida, mas não oferecem muitos nutrientes”, explica. 

No entanto, existem também os carboidratos complexos, presentes em alimentos como frutas, legumes, verduras e grãos integrais, que são ricos em fibras, vitaminas e minerais, e liberam energia de forma gradual, evitando picos de glicemia e promovendo saciedade.

Abaixo, a nutricionista destaca 5 exemplos de alimentos com carboidratos complexos que podem ser incluídos na dieta sem medo!

1. Morangos

Ricos em carboidratos complexos e com baixo teor calórico, os morangos são uma ótima opção para quem busca saciedade e energia sem se preocupar com a balança.

2. Melão

Outra fruta com baixo valor calórico e rica em carboidratos, o melão é fonte de vitamina K, importante para a saúde óssea e a coagulação sanguínea.

Abóboras cortadas ao meio em cima de uma mesa de madeira
A abóbora é rica em antioxidantes e vitaminas que ajudam a fortalecer o organismo (Imagem: Nungning20 | Shutterstock)

3. Abóbora

A abóbora é rica em vitaminas, como C e A, além de antioxidantes, que fortalecem as defesas do organismo.

4. Pão integral

O pão integral é fonte de vitaminas do complexo B, minerais, como ferro e magnésio, e antioxidantes, que são importantes para diversas funções do organismo.

5. Brócolis

Rico em carboidratos vegetais, fibras e ferro, o brócolis é um alimento nutritivo e versátil, que pode ser consumido em diversas preparações.

“Ao escolher os carboidratos para a sua dieta, priorize os alimentos integrais, frutas, legumes e verduras. Esses alimentos, além de fornecerem energia, são ricos em nutrientes essenciais para a saúde. Lembre-se que uma alimentação equilibrada é fundamental para manter a saúde em dia e prevenir possíveis doenças”, finaliza a especialista.

Por Nicholas Montini Pereira

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo