Bem-Estar

Conheça os critérios usados para medir a idade biológica

Muitas vezes, a idade que consta no documento não reflete a real condição do organismo. Isso porque o envelhecimento acontece de maneira diferente para cada pessoa, sendo influenciado por diversos fatores. Com isso, surge a necessidade de medir a idade biológica, um indicador que reflete […]

Conheça os critérios usados para medir a idade biológica
Conheça os critérios usados para medir a idade biológica
Apoie Siga-nos no

Muitas vezes, a idade que consta no documento não reflete a real condição do organismo. Isso porque o envelhecimento acontece de maneira diferente para cada pessoa, sendo influenciado por diversos fatores. Com isso, surge a necessidade de medir a idade biológica, um indicador que reflete a saúde e a capacidade funcional do corpo.

Com o avanço da ciência, métodos mais precisos vêm sendo desenvolvidos para avaliar como o organismo envelhece, incluindo os chamados “relógios de envelhecimento“, biomarcadores usados para identificar a acuidade do corpo em algumas funções. “Entender a idade biológica permite que as pessoas adotem mudanças que possam impactar positivamente sua saúde e longevidade com resultados muito melhores”, afirma o Dr. Vinícius Carlesso, especialista em Cardiologia e Clínica Médica.

O mais promissor deles analisa as alterações químicas no DNA, um processo chamado metilação, para identificar o ritmo de envelhecimento do organismo. Mas a precisão desses testes ainda varia, e a ciência segue estudando como esses padrões influenciam a saúde. “Pequenas atitudes diárias fazem toda a diferença no processo de envelhecimento e em como ele vai acontecer”, acrescenta o médico.

O estresse e a idade biológica

O estresse é uma resposta natural do organismo a situações de medo e/ou perigo. Contudo, quando se torna crônico, pode acelerar o envelhecimento biológico. Esse processo aumenta o risco de doenças cardiovasculares, neurodegenerativas e metabólicas, tornando o organismo biologicamente mais velho do que a idade cronológica indicaria.

Além disso, o estresse crônico desregula hormônios como o cortisol, gerando inflamação sistêmica e prejudicando funções essenciais, como a regeneração celular e a imunidade. Fatores emocionais e ambientais, como trabalho excessivo, falta de sono e sedentarismo, podem agravar esse quadro.

“O estresse crônico contribui para a inflamação crônica do organismo, aumentando o risco de hipertensão, diabetes e doenças cardíacas. O corpo envelhece de forma acelerada quando está constantemente sob pressão”, explica o Dr. Vinícius Carlesso.

Mulher e homem em um parque alongando o corpo
Exercícios físicos impactam positivamente a saúde e a longevidade, o que influencia a idade biológica (Imagem: Harbucks | Shutterstock)

Principais fatores que afetam a idade biológica

A idade biológica não depende apenas do tempo de vida. Entre os principais elementos que a influenciam, estão:

1. Genética

O encurtamento dos telômeros, estruturas localizadas nas extremidades dos cromossomos, está relacionado ao envelhecimento.

2. Estilo de vida

Praticar exercícios regularmente, reduzir o estresse e evitar fumo e poluição contribui para a manutenção de uma idade biológica mais jovem. “Ter hábitos saudáveis influencia diretamente na preservação das funções do corpo, reduzindo o impacto do envelhecimento celular”, afirma o Dr. Vinícius Carlesso.

3. Dieta

Dietas equilibradas, naturais e saudáveis, como a mediterrânea, ajudam a retardar o envelhecimento, enquanto o consumo excessivo de produtos industrializados acelera o processo.

Por Tayanne Silva

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo