Justiça

STF condena mais 63 pessoas por participação no 8 de Janeiro

As ações penais foram julgadas pelo Plenário e pela Primeira Turma

STF condena mais 63 pessoas por participação no 8 de Janeiro
STF condena mais 63 pessoas por participação no 8 de Janeiro
Atos de vandalismo durante o 8 de Janeiro. Foto: Joédson Alves / Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O Supremo Tribunal Federal condenou mais 63 réus por participação nos atos golpistas de 8 de Janeiro. As ações penais foram julgadas pelo Plenário e pela Primeira Turma em sessões virtuais que se encerraram na última sexta-feira 28.

Dos condenados, 54 foram julgados pelos crimes de associação criminosa e incitação ao crime tiveram a pena de um ano de reclusão substituída por restrição de direitos.

Outros nove foram considerados culpados por crimes graves – como golpe de Estado, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito e dano qualificado, entre outros – e tiveram a penas que, somadas, superam os 14 anos de prisão.

Elas também deverão pagar 100 dias-multa (cerca de 50 mil reais) e multa solidária no total de 30 milhões de reais, a ser dividida entre todos os condenados.

Segundo dados do Grupo Estratégico de Combate aos Atos Antidemocráticos (GCAA) Ministério Público Federal, em dezembro de 2024, 371 pessoas já haviam sido condenadas pelo STF por participação no episódio.

Além disso, 542 réus denunciados por crimes de menor gravidade decidiram assinar acordos com o MPF, validados pela Justiça. A medida encerra da ação penal sem condenação em troca do cumprimento das medidas alternativas previstas no termo.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo