Justiça

Advogado usa IA, cita casos inventados e perde no TJ de Santa Catarina

Desembargadora afirmou ter se tratado de um episódio de má-fé e de desrespeito ao tribunal

Advogado usa IA, cita casos inventados e perde no TJ de Santa Catarina
Advogado usa IA, cita casos inventados e perde no TJ de Santa Catarina
Um robô usando inteligência artificial é exibido em um estande durante a 'Cúpula Global IA para o Bem', da União Internacional de Telecomunicações (UIT), em Genebra. Foto: Fabrice COFFRINI / AFP
Apoie Siga-nos no

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina negou o pedido de um advogado e apontou indícios de que a petição foi criada por inteligência artificial, com menção a jurisprudência inexistente.

A relatora do caso na 5ª Câmara Criminal, a desembargadora Cinthia Schaefer, afirmou ter se tratado de um caso de má-fé e de desrespeito ao tribunal.

O advogado solicitava a revogação de medidas protetivas impostas a seu cliente em um processo sobre violência doméstica. Ao rejeitar o habeas corpus, na última quinta-feira 6, o colegiado sustentou que os precedentes listados pela defesa tinham o objetivo de induzir o julgador a erro.

No mérito, os magistrados avaliaram ser improcedente o argumento do advogado de que a prorrogação das medidas protetivas seria desproporcional.

Para o TJ-SC, portanto, havia razoabilidade e proporcionalidade nas medidas, sem indícios de constrangimento ilegal. O caso tramita em segredo de Justiça.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo