Justiça

Moraes absolve quinto morador de rua réu pelo 8 de Janeiro

O ministro também revogou as medidas cautelares impostas ao homem anteriormente

Moraes absolve quinto morador de rua réu pelo 8 de Janeiro
Moraes absolve quinto morador de rua réu pelo 8 de Janeiro
O ministro do STF Alexandre de Moraes. Foto: Andressa Anholete/STF
Apoie Siga-nos no

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, absolveu, nesta quarta-feira 15, o quinto réu, que estava em situação de rua, quando foi preso pelos atos golpistas do 8 de Janeiro, em Brasília.

O ministro rejeitou uma ação penal contra o homem proposta pelo Ministério Público, indo a favor do parecer já emitido pela Procuradoria Geral da República, que julgou improcedente a condenação do homem.

“Julgo improcedente a ação penal promovida contra Jean Guimarães dos Santos para absolvê-lo da prática das condutas descritas nos arts. 286, parágrafo único, e 288, caput, c/c. art. 69, caput, todos do Código Penal, por não existir provas suficientes para a condenação, nos termos do art. 386, inciso VII, do Código de Processo Penal”, registrou o magistrado.

Na decisão, o ministro também revogou as medidas cautelares impostas ao homem anteriormente.

Santos foi preso por estar no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército e se tornou réu por incitação ao crime e associação criminosa. Em depoimento, no entanto, o homem afirmou estar em situação de rua e vendendo balas no trânsito, e que foi ao acampamento para conseguir comida.

O STF já condenou 371 pessoas pelos atos do 8 de janeiro. Seis pessoas foram absolvidas, incluindo Santos, sendo que cinco eram moradores de rua e um era vendedor ambulante.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo