Justiça

AGU contratará advogados no exterior para extraditar condenados pelo 8 de Janeiro

O objetivo é cumprir uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal

AGU contratará advogados no exterior para extraditar condenados pelo 8 de Janeiro
AGU contratará advogados no exterior para extraditar condenados pelo 8 de Janeiro
Atos golpistas de 8 de janeiro. - Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O advogado-geral da União, Jorge Messias, assinou nesta quarta-feira 8 a autorização para que o governo federal contrate advogados no exterior a fim de representá-lo em processos de extradição de condenados pelos atos golpistas de 8 de Janeiro de 2023.

A ação ocorre no dia em que os ataques às sedes dos Três Poderes completam dois anos. O objetivo do aval de Messias é cumprir a decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, em 64 ações penais contra participantes do vandalismo em Brasília.

Na série de ordens judiciais, o magistrado mandou a AGU adotar as providências necessárias para efetivar a extradição requerida nas ações.

A contratação de advogados habilitados a representar os interesses do Estado brasileiro nos países dos pedidos de extradição é necessária, devido aos requisitos de habilitação profissional exigidos no exterior.

Conforme o mais recente balanço do STF sobre o 8 de Janeiro, dos condenados ao regime fechado, 71 iniciaram o cumprimento da pena e 30 aguardam a análise de recursos. Outros 122, porém, são considerados foragidos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo