CartaExpressa
PM dá ‘mata-leão’ e chutes em homem no centro de São Paulo
O novo caso acontece em meio a denúncias de violência policial no estado


Um homem em situação de rua foi agredido neste sábado por policiais militares no centro de São Paulo. O caso, que foi registrado em vídeo, mostra o homem levando um ‘mata-leão’, golpe proibido pela corporação desde 2020.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirmou que que o homem de 37 anos foi detido por desacato e resistência após uma abordagem e que a PM vai analisar as imagens para tomar as devidas providências. A vítima foi levada ao 8º Distrito Policial, em Belenzinho, e depois foi liberada.
Segundo o Movimento Nacional de Luta em Defesa da População em Situação de Rua, o conflito começou após o zelador de um prédio jogar água em um grupo de pessoas que estava sentado no pátio do edifício. Em seguida, a polícia foi acionada e abordou as pessoas em situação de rua.
O novo caso de violência acontece em meio a denúncias de violência policial. Episódios como o do homem arremessado de uma ponte por um policial militar e os tiros nas costas disparados por um PM de folga contra um suspeito de roubar produtos de limpeza, geraram uma crise que o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) tenta contornar.
O bolsonarista, que já chegou a dizer no começo do ano que não estava ‘nem aí’ para as denúncias de violência policial, agora mudou opinião e passou a defender medidas para reduzir os casos no estado.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Governo Tarcísio responde STF e apresenta cronograma de implantação de câmeras para PM
Por Agência Brasil
Homem lançado da ponte por PM relata ameaça: ‘Pula ou jogo você e a sua moto’
Por Caio César
PM à paisana invade adega e agride funcionário com pedaço de madeira em São Paulo
Por CartaCapital