CartaExpressa

PMs agridem mulher com mata-leão e chutes durante abordagem em São Paulo

O caso aconteceu na noite de segunda-feira 2, no bairro Parque Santo Antônio, na zona sul da capital

PMs agridem mulher com mata-leão e chutes durante abordagem em São Paulo
PMs agridem mulher com mata-leão e chutes durante abordagem em São Paulo
Créditos: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Policiais militares foram flagrados agredindo uma mulher durante uma abordagem na noite de segunda-feira 2, no bairro Parque Santo Antônio, na Zona Sul de São Paulo.

Vídeos feitos por testemunhas que acompanhavam a ação policial, mostram policiais imobilizando a mulher no chão. Nesse momento, um policial se ajoelha no peito da mulher e outro PM desfere dois chutes contra a cabeça da vítima.

Momentos depois, a mulher se levanta e dá um tapa em um dos agentes, acertando o capacete dele; o agente revida com tapas.

Na sequência, a mulher é imobilizada por outro PM que participava da abordagem com um golpe mata-leão, golpe que é proibido pela corporação desde 2020. Em outro momento, as imagens mostram uma policial feminina desferindo chutes e socos contra a mulher imobilizada. Durante a abordagem, alguém ainda tenta tirar o celular da mão da pessoa que registra as cenas, mas não consegue.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública disse que “a Polícia Militar não compactua com desvios de conduta e apura com rigor todos os casos envolvendo seus agentes“. Informou ainda que a ação foi registrada pelas câmeras corporais dos policiais envolvidos e que todas as imagens serão analisadas.

Ainda de acordo com a pasta, o caso foi apresentado no 11º DP que registrou os fatos como lesão corporal, desobediência, desacato e resistência. “A Polícia Civil analisa as imagens da ocorrência e investiga todas as circunstâncias dos fatos”, registrou.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo