CartaExpressa

Se eu morrer, vão buscar alguém parecido comigo, diz Bolsonaro sobre 2026

Inelegível, o ex-presidente repetiu ser candidato ao Palácio do Planalto

Se eu morrer, vão buscar alguém parecido comigo, diz Bolsonaro sobre 2026
Se eu morrer, vão buscar alguém parecido comigo, diz Bolsonaro sobre 2026
O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Douglas Magno/AFP
Apoie Siga-nos no

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não mencionou quem poderia ser o seu candidato na eleição de 2026 e reforçou o desejo de concorrer.

Ele, contudo, está inelegível por decisão do Tribunal Superior Eleitoral em dois processos.

“Eu não vou citar o nome agora. A gente não está, por enquanto, proibido de pensar. Eu penso nisso, mas só não externo. O candidato sou eu”, disse o ex-capitão em entrevista ao jornal O Globo. “Se lá na frente tiver um problema, se eu infartar hoje, morrer hoje, vão buscar alguém parecido comigo.”

Bolsonaro declarou não haver espaço no PL para Pablo Marçal (PRTB), derrotado na disputa pela prefeitura de São Paulo. Afirmou, porém, que o ex-coach “pode procurar outro partido”.

Em junho de 2023, o TSE sentenciou Bolsonaro a oito anos longe das urnas por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação devido a uma agenda de julho de 2022 em que reuniu embaixadores estrangeiros para disseminar mentiras sobre o sistema eleitoral brasileiro.

Já em outubro do ano passado, a Corte condenou o ex-presidente por abuso de poder político e econômico nas cerimônias do 7 de Setembro de 2022. Diante desse cenário, a tropa de choque de extrema-direita no Congresso Nacional tenta viabilizar uma anistia para seu líder.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo