Política

Citado por Bolsonaro como possível vice em 2026, Temer diz estar ‘fora da vida pública’

O ex-presidente rechaça especulações sobre eventual chapa com Bolsonaro, que segue inelegível e aposta na PEC da Anistia

Citado por Bolsonaro como possível vice em 2026, Temer diz estar ‘fora da vida pública’
Citado por Bolsonaro como possível vice em 2026, Temer diz estar ‘fora da vida pública’
Temer patrocinou uma falácia: a de que a reforma trabalhista geraria empregos – Imagem: Marcos Corrêa/PR
Apoie Siga-nos no
Eleições 2026

Michel Temer (MDB) negou, nesta quinta-feira 7, qualquer intenção de disputar as eleições presidenciais de 2026. Em declaração à CNN Brasil, oex-presidente afirmou que está “fora da vida pública”, refutando rumores de uma eventual candidatura. 

A especulação surgiu após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mencionar, em entrevista à Folha de S.Paulo, que o nome de Temer circulava como possível candidato a vice-presidente em uma chapa para 2026.

No Partido Liberal (PL), a menção ao emedebista reflete a tentativa de atrair partidos de centro ao bloco da direita, angariando aliados para a próxima eleição nacional.

Embora Bolsonaro tenha manifestado esperanças em concorrer à Presidência em 2026, o ex-capitão permanece inelegível em decorrência de condenações pela Justiça Eleitoral. 

Publicamente, contudo, Bolsonaro tem sustentado que será o candidato da extrema-direita no próximo pleito, sem deixar claro como pretende se livrar das condenações. 

A principal aposta, sabe-se, é a PEC da Anistia, mas, um acordo que envolve a sucessão dos presidentes do Senado e da Câmara barrou a tramitação do projeto, que voltou à estaca zero por ordem de Arthur Lira (PP-AL), atual presidente da Câmara.

Contudo, a ida do PT ao bloco que deve apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB) na Câmara e Davi Alcolumbre (União-AP) no Senado também contribuiu para o esfriamento do projeto. O partido teria exigido a interrupção da tramitação do texto para aderir à candidatura de Lira e Rodrigo Pacheco (PSD). 

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo