Justiça
Moraes atende PGR e determina acesso total da Justiça à investigação do caso Marielle
Com a decisão, é improvável que os julgamentos dos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão aconteçam ainda em 2024


O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que a Polícia Federal (PF) encaminhe à Justiça todos os laudos periciais e relatórios elaborados durante a investigação das mortes da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018.
A decisão, assinada no dia 30 e publicada nesta segunda 4, no Diário da Justiça Eletrônico, atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral da República após o fim dos interrogatórios dos réus do caso.
Os familiares de Marielle e Anderson, além da ex-assessora Fernanda Chaves — que estava no carro com a vereadora e o motorista na noite do crime e sobreviveu ao ataque — também referendaram o pedido.
Para a PGR, uma análise integral de todo o material é essencial antes de emitir um parecer sobre os acusados.
Com a decisão de Moraes, é improvável que os julgamentos dos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão aconteçam ainda em 2024.
Na semana passada, a Justiça do Rio realizou o primeiro julgamento do caso: Ronnie Lessa e Élcio de Queiroz, apontados como executores, foram condenados a 78 anos e 9 meses e 59 anos e 8 meses de prisão, respectivamente.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Caso Marielle: Irmãos Brazão questionam depoimentos de Élcio e Lessa
Por CartaCapital
Os próximos passos do caso Marielle Franco e Anderson Gomes após júri condenar Lessa e Queiroz
Por André Lucena