CartaExpressa
Incêndio atinge centro de comércio popular no Brás, em São Paulo
Parte do teto da estrutura desabou; não há registro de mortes ou pessoas gravemente feridas


Um incêndio atinge um prédio no bairro do Brás, na região central de São Paulo, na manhã desta quarta-feira 30. No local funciona o Shopping 25 de Março, um dos principais pontos do comércio popular do bairro.
O fogo começou por volta das 6h40 da manhã e, por volta das 9h, ainda não havia sido controlado. Parte do teto do shopping desabou, mas não há registros de mortos ou pessoas gravemente feridas. Segundo a TV Globo, duas pessoas tiveram de ser atendidas após inalarem fumaça.
Ao menos dezessete viaturas do Corpo de Bombeiros se deslocaram para tentar conter o incêndio e dezenas de agentes atuam no local.
Imagens divulgadas nas redes sociais mostram uma espessa coluna de fumaça, com mais de 150 metros de altura, saindo do prédio.
URGENTE: Incêndio de grandes proporções atinge lojas de shopping, na região do Brás, em São Paulo pic.twitter.com/pvxX7Yedxx
— LigadonaNETV (@LigadonaN73136) October 30, 2024
Ainda não há informações sobre o que teria causado o incêndio, mas lojistas disseram à TV Globo que o prédio ficou sem energia na tarde da última terça-feira 29.
Por conta da operação, a Polícia Militar (PM) interditou ruas da região. Pelo menos dez linhas de ônibus tiveram de ser desviadas.
A rua Barão de Ladário, onde fica o edifício, é bastante movimentada durante a madrugada. O próprio Shopping 25 de Março costuma abrir às 5h para receber os primeiros clientes. Segundo relatos, pessoas que estavam no local tiveram de fugir do fogo.
Em nota, a Enel informou que encaminhou equipes ao local do incêndio para apoiar o Corpo de Bombeiros. “A rede da área afetada foi desligada para eliminar risco elétrico”, completa a distribuidora de energia na capital.
Somente nesta semana, esse é o segundo incêndio na região do Brás. No último domingo 27, o fogo atingiu um galpão de compras na rua Doutor João Alves de Lima.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.