Política

Marcelo Lima (Podemos) é eleito prefeito de São Bernardo do Campo

Candidato do Podemos recebeu 205.831 votos na disputa contra Alex Manente (Cidadania)

Marcelo Lima (Podemos) é eleito prefeito de São Bernardo do Campo
Marcelo Lima (Podemos) é eleito prefeito de São Bernardo do Campo
Marcelo Lima (PSB) — Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O ex-deputado federal Marcelo Lima (Podemos) será o novo prefeito de São Bernardo do Campo, município do ABC paulista que é o berço eleitoral do presidente Lula (PT). A vitória de Lima foi confirmada neste domingo 27, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele conquistou 55,74%, contra apenas 44,26% do adversário Alex Manente (Cidadania), neste segundo turno.

Lima chega ao posto após ter sido cassado na Câmara dos Deputados em novembro de 2023 por infidelidade partidária. Já como deputado federal em exercício, ele trocou, sem justificativa ou autorização, o Solidariedade pelo PSB. A Justiça Eleitoral entendeu que o político descumpriu as regras do pleito.

Antes de ser eleito deputado, Lima foi vice-prefeito de São Bernardo do Campo por 7 anos, deixando o posto justamente para disputar uma vaga no Parlamento. Ele era o número 2 da chapa de Orlando Morando (PSDB), atual chefe do Executivo na cidade.

Neste período, chegou a acumular o cargo de Secretário de Serviços Urbanos, do qual também foi afastado por decisão judicial. A ordem foi dada após Lima ser um dos principais alvos de uma operação do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) em 2019.

Naquela ocasião, Lima foi apontado como participante de organização criminosa que cometia crimes contra o poder público. Ele teria ajudado a fabricar uma suposta situação de emergência para favorecer uma empresa em um contrato com a prefeitura. O caso ainda não teve desfecho.

Na política, o novo prefeito de SBC também foi vereador por dois mandatos consecutivos, entre 2009 e 2016. Naquela ocasião era filiado ao PPS, legenda que mais tarde daria origem ao Cidadania, partido do seu adversário neste segundo turno.

A sua trajetória partidária, aliás, é movimentada, além do PPS, Solidariedade e PSB, o político já foi filiado ao Patriota, PSD e o Podemos, legenda em que está atualmente.

Durante sua passagem na Câmara chegou a ser alvo de investigação parlamentar por ter registrado o voto em nome de outro vereador. O caso, porém, foi arquivado pelos próprios vereadores.

Vice

A futura vice-prefeita, que se elegeu na chapa com Lima, é a Sargento Jessica Cormick (Avante). Como o nome da urna sugere, ela é militar de carreira, tendo passado os últimos 20 anos na Polícia Militar.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo