CartaExpressa
Moraes prevalece e STF nega pedido de Bolsonaro para recuperar o passaporte
Segundo o ministro, ‘o desenrolar dos fatos já demonstrou a possibilidade de tentativa de evasão dos investigados’
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal rejeitou, por unanimidade, um pedido do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pela devolução de seu passaporte.
A Polícia Federal apreendeu o documento por ordem do ministro Alexandre de Moraes em 8 de fevereiro na Operação Tempus Veritatis, deflagrada para apurar a trama golpista que tentou impedir a posse de Lula (PT) em 2022.
Após Moraes negar em duas ocasiões a devolução do passaporte, a defesa recorreu e pediu que, em vez de Bolsonaro ser proibido de deixar o País, tenha de solicitar autorização judicial para se ausentar por mais de sete dias do território nacional.
“Verifico que em suas razões recursais, o recorrente não apresentou qualquer argumento minimamente apto a desconstituir os fundamentos apontados”, disse Moraes em seu voto. “Não há reparo a fazer no entendimento aplicado.”
Segundo o ministro, “o desenrolar dos fatos já demonstrou a possibilidade de tentativa de evasão dos investigados”.
Acompanharam o relator os quatro outros integrantes da Turma: Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. O julgamento ocorreu no plenário virtual do STF, em sessão encerrada na última sexta-feira 18.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STF: Bolsonaro segue proibido de ter contato com outros investigados por trama golpista
Por CartaCapital
STF rejeita pedido de Bolsonaro para encerrar inquérito sobre vazamento de dados sigilosos
Por CartaCapital
Com críticas a Bolsonaro, Lula vai ao ABC paulista para impulsionar candidatos do PT
Por CartaCapital



