Política

Quem é José Aprígio, prefeito de Taboão da Serra (SP) alvo de atentado a tiros

Vindo do ramo da construção civil, entrou na política em 2018, quando foi eleito deputado estadual

Quem é José Aprígio, prefeito de Taboão da Serra (SP) alvo de atentado a tiros
Quem é José Aprígio, prefeito de Taboão da Serra (SP) alvo de atentado a tiros
Aprigio, do Podemos, tenta a reeleição em Taboão da Serra. — Divulgação/Arquivo Pessoal
Apoie Siga-nos no

Alvo de um atentado a tiros nesta sexta-feira 18, o prefeito José Aprígio (Podemos) concorre à reeleição na cidade de Taboão da Serra, na região metropolitana de São Paulo. O político tem 73 anos, é empresário e nasceu no interior de Alagoas, em Minador do Negrão.

Os disparos teriam partido de um carro vermelho modelo Kwid, que se aproximou do veículo em que o mandatário estava a caminho de um compromisso de campanha. Ele foi atingido no ombro direito, levado inicialmente a uma Unidade de Pronto Atendimento da cidade e depois encaminhado ao Hospital Albert Einstein, na capital paulista.

“As autoridades policiais já foram acionadas e estão conduzindo as investigações para esclarecer os detalhes e encontrar os responsáveis”, informou a prefeitura de Taboão em uma nota à imprensa. A gestão municipal ainda disse que o prefeito estava estável no momento da transferência. A Polícia Federal informou que abriu um inquérito inquérito para apurar o caso.

José Aprígio é pai de quatro filhas e declarou à Justiça Eleitoral ter pouco mais de 8 milhões de reais em bens nas eleições deste ano. Vindo do ramo da construção civil, entrou na política em 2018, quando foi eleito deputado estadual.

Em 2020, foi eleito prefeito de Taboão da Serra. Ele recebeu 25,93% dos votos válidos em 6 de outubro, disputa o segundo turno contra o candidato Engenheiro Daniel (União), que obteve 48,98%.

Por meio de nota, a presidente nacional do Podemos, Renata Abreu, manifestou preocupação com o incidente e disse repudiar qualquer forma de violência. “Este é um momento de cautela, e aguardamos com serenidade mais detalhes sobre o ocorrido, confiando que as autoridades competentes realizarão investigação minuciosa para esclarecer os fatos”.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo