Economia

Governo Lula investirá quase R$ 6 bi em ‘corredor verde’ rodoviário para transportar gás natural, diz ministro

A meta inicial é de que 1.500 veículos estejam em operação até 2026, com previsão de ampliação desse número até 2030

Governo Lula investirá quase R$ 6 bi em ‘corredor verde’ rodoviário para transportar gás natural, diz ministro
Governo Lula investirá quase R$ 6 bi em ‘corredor verde’ rodoviário para transportar gás natural, diz ministro
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) realiza reunião semipresencial para análise da PEC 32/2022. Chamada PEC da Transição, a proposta visa à garantia de recursos para programas sociais no Orçamento da União de 2023, em meio à passagem entre os governos Bolsonaro e Lula. A proposta permitirá a continuidade do pagamento do Bolsa Família/Auxílio Brasil de R$ 600 e o aumento real do salário mínimo. Relator da PEC 32/2022, senador Alexandre Silveira (PSD-MG), concede entrevista. Foto: Pedro França/Agência Senado
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O governo Lula (PT) deve investir quase 6 bilhões de reais na criação de um “corredor rodoviário verde” para transportar gás natural a vários estados brasileiros até 2030. O anúncio foi feito pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, durante reunião com representantes do setor na última segunda-feira 7.

A primeira etapa do projeto, cujo início está previsto para o ano que vem, prevê ligar o Porto de Santos (SP) ao de São Luís, no Maranhão. Serão 3 mil quilômetros de extensão. O investimento nessa fase será de 1,3 bilhão até 2026 e a medida contará com oito centrais de abastecimento e transporte de 150 mil metros cúbicos de GNL por dia.

O território brasileiro é rico em gás natural no pré-sal, mas enfrenta um grande obstáculo: cerca de 50% do volume extraído precisa ser reinjetado nos poços devido à falta de infraestrutura adequada para seu transporte.

Participaram do encontro com Silveira diretores da Eneva, VirtuGNL e Edge. “O corredor verde é um marco para a interiorização do gás no Brasil e uma entrega concreta das políticas do governo Lula com o Gás para Empregar, publicado em agosto deste ano, e o Combustível do Futuro, que será sancionado esta semana”, explicou o ministro.

O corredor transportará o GNL em uma rota abrangente por caminhões movidos a esse combustível, que emitem 20% a 30% menos de gás carbônico em comparação a veículos a diesel. A meta inicial é de que 1.500 veículos estejam em operação até 2026, com previsão de ampliação desse número até 2030.

“Estamos promovendo a descarbonização do transporte rodoviário e garantindo um futuro energético mais limpo e sustentável para o país”, continuou Silveira durante a reunião. Ele ainda informou que as centrais de abastecimento terão capacidade para abastecer 500 caminhões por dia e contarão com alimentação e espaço de descanso para os motoristas.

Lacuna em gasodutos

Os gasodutos são a forma mais eficiente e segura de escoar o gás natural, mas a falta de uma malha de transporte adequada tem forçado o país a recorrer, de maneira significativa, ao transporte rodoviário — uma solução que é menos eficiente, mais cara e ambientalmente prejudicial.

Dados da ANP mostram que a malha de gasodutos para transporte no país é de apenas 9,5 mil quilômetros, enquanto a rede de distribuição conta com 41 mil quilômetros. Esses números são modestos quando comparados a outros países. A Argentina, por exemplo, possui 16 mil quilômetros de gasodutos de transporte, quase o dobro do Brasil. Nos Estados Unidos, essa malha tem impressionantes 485 mil quilômetros.

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