CartaExpressa
Ministério da Justiça registra 108 eleitores e 44 candidatos detidos por crimes eleitorais
Boletim da ‘Operação Eleições 2024’ aponta que 12 casos de compra de votos foram registrados
O novo boletim do Ministério da Justiça sobre as eleições 2024, divulgado às 15h38 deste domingo 6, mostrou que, até agora, 108 eleitores e 44 candidatos foram detidos por crimes eleitorais no primeiro turno das eleições municipais.
Os crimes mais comuns cometidos são compra de votos e propaganda eleitoral irregular. Além disso, 12 armas e 22 veículos foram apreendidos pelas forças policiais.
Os episódios ainda não foram detalhados pela pasta, que limitou o segundo balanço aos números. Belo Horizonte, São Paulo e Boa Vista registraram o maior número de casos. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro.
A “Operação Eleições 2024” conta com a participação da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No total, o efetivo empregado é de mais de 60 mil agentes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Eleições 2024: relembre as regras para o dia da votação
Por Agência Brasil
Saiba como consultar seu local de votação para o 1º turno das eleições municipais
Por CartaCapital
Eleições 2024: seções eleitorais já estão abertas; votação segue até 17h
Por CartaCapital


