CartaExpressa
Ministério da Justiça registra 108 eleitores e 44 candidatos detidos por crimes eleitorais
Boletim da ‘Operação Eleições 2024’ aponta que 12 casos de compra de votos foram registrados


O novo boletim do Ministério da Justiça sobre as eleições 2024, divulgado às 15h38 deste domingo 6, mostrou que, até agora, 108 eleitores e 44 candidatos foram detidos por crimes eleitorais no primeiro turno das eleições municipais.
Os crimes mais comuns cometidos são compra de votos e propaganda eleitoral irregular. Além disso, 12 armas e 22 veículos foram apreendidos pelas forças policiais.
Os episódios ainda não foram detalhados pela pasta, que limitou o segundo balanço aos números. Belo Horizonte, São Paulo e Boa Vista registraram o maior número de casos. Em seguida, aparece o Rio de Janeiro.
A “Operação Eleições 2024” conta com a participação da Polícia Federal (PF) e da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No total, o efetivo empregado é de mais de 60 mil agentes.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Eleições 2024: relembre as regras para o dia da votação
Por Agência Brasil
Saiba como consultar seu local de votação para o 1º turno das eleições municipais
Por CartaCapital
Eleições 2024: seções eleitorais já estão abertas; votação segue até 17h
Por CartaCapital