CartaExpressa
Cármen Lúcia pede tranquilidade e civismo nas eleições municipais
A presidenta do TSE defendeu pluralidade democrática, reforçando a importância de um processo eleitoral pacífico no próximo domingo


A presidenta do Tribunal Superior Eleitoral, a ministra Cármen Lucia, disse esperar um clima de tranquilidade para o primeiro turno das eleições municipais que acontecem em todo o País, no domingo 6.
“Este é um momento de tranquilidade democrática, de civismo responsável, de alegria”, disse a magistrada nesta quinta-feira 3, ao fim de sessão plenária do TSE. “Não esperamos que haja práticas nem de ofensa, nem de violência, nem de inaceitação das diferenças, porque é delas que nós realizamos a pluralidade, que é um direito constitucional.”
Ela ainda enalteceu a conquista do direito ao voto, garantido em Constituição, e que completa 36 anos do início de sua vigência no sábado 5, um dia antes do pleito municipal.
“É uma Constituição democrática, que garantiu a superação de um momento em que precisávamos lutar pelo direito de votar e tivemos o direito de votar, o dever de participar para sermos um povo, que se une na diferença, no pluralismo que se enriquece nessas distinções”, completou.
A ministra disse que espera os sistemas eleitorais e o processo eleitoral continuem sendo um exemplo de uma sociedade capaz de viver em paz, e de aceitar os resultados eleitorais, como prevê a democracia.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PF abre 660 inquéritos sobre crimes eleitorais em 2024, com foco em caixa 2 e compra de votos
Por CartaCapital
Candidato a vereador do PL atropela militante petista e o arrasta por 2km em Aracaju
Por Wendal Carmo
Pelo menos nove estados terão Lei Seca durante eleições municipais
Por Agência Brasil