Justiça
Toffoli anula todos os atos da Lava Jato contra Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS
O ministro anulou os atos contra o empreiteiro baseado nas mensagens da Operação Spoofing, formado por diálogos entre procuradores da Lava Jato e juízes


O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, decidiu anular todas as condenações contra Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. Pinheiro é um dos principais delatores da Operação Lava Jato.
Para Toffoli, a força-tarefa e o então juiz Sérgio Moro não seguiram o devido processo legal nas investigações e nas condenações. A decisão invalida todos os atos processuais conduzidos contra o ex-presidente da construtora.
O ministro anulou os atos contra o empreiteiro baseado nas mensagens da Operação Spoofing, formado por diálogos entre procuradores da Lava Jato e juízes, que deu origem à série de reportagens conhecida como Vaza Jato.
Segundo a defesa de Pinheiro, a decisão de Toffoli “reafirmou o compromisso com a Justiça e garantiu a imparcialidade e a equidade de posicionamento em relação a todos os demais feitos que já declarou a nulidade da Operação Lava Jato”.
A delação de Léo Pinheiro serviu de base, para a condenação do presidente Lula (PT) no caso do triplex do Guarujá, que depois foi anulado pelo STF também por ilegalidades na Lava Jato.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

TRF-4 derruba decisão e livra Deltan de pagar R$ 2,8 milhões por diárias da Lava Jato
Por Wendal Carmo
Cerveró vai a Toffoli para anular todos os atos da Lava Jato contra ele
Por Wendal Carmo