Justiça
X cumpre prazo de Moraes e indica representante legal no Brasil
A advogada Rachel de Oliveira Villa Nova foi a escolhida pela rede social de Elon Musk
A rede social X, de Elon Musk, cumpriu o prazo determinado pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, e indicou nesta sexta-feira 20 a advogada Rachel de Oliveira Villa Nova como sua representante legal no Brasil.
Na quinta-feira, o Moraes deu o prazo de 24 horas para que a rede social comprovasse que nomeou responsáveis legais da empresa. A advogada já desempenhou essa mesma função antes da ordem de suspensão do plataforma no País.
A ausência de um representante no Brasil foi um dos principais motivos para o STF determinar, no fim de agosto, a suspensão do acesso ao X. Agora, a expectativa a decisão da rede abra caminho para o do fim bloqueio da plataforma no Brasil.
Além da falta de um representante legal, a decisão também decorreu do descumprimento de ordens judiciais para bloquear perfis na rede e do não pagamento de multas que, àquela altura, chegavam a 18 milhões de reais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.


