Justiça

Quaquá diz acreditar na inocência de Domingos Brazão no caso Marielle: ‘Não faria isso’

O dirigente do PT se referiu ao conselheiro do TCE do Rio como ‘estrategista político’

Quaquá diz acreditar na inocência de Domingos Brazão no caso Marielle: ‘Não faria isso’
Quaquá diz acreditar na inocência de Domingos Brazão no caso Marielle: ‘Não faria isso’
O deputado federal e vice-presidente do PT, Washington Quaquá. Foto: Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados
Apoie Siga-nos no

O deputado federal Washington Quaquá (RJ), um dos vice-presidentes do PT, defendeu nesta sexta-feira 20 Domingos Brazão, conselheiro do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL). A ação penal tramita no Supremo Tribunal Federal.

Quaquá foi convidado como testemunha de defesa de Domingos a participar de uma audiência de instrução do caso. O promotor Olavo Evangelista Pezzotti representou a Procuradoria-Geral da República.

“Eu sou um homem essencialmente de esquerda e democrata. Eu não estaria aqui prestando depoimento num crime contra uma mulher negra, política, sujeito a um desgaste político, se não acreditasse em Domingos Brazão”, disse o petista, citado pelo jornal O Globo. “Matar a vereadora é burrice. Brazão é estrategista político, não faria isso. Brazão sempre agiu com a cabeça. Ele é inteligente acima da média.”

Ele criticou o fato de a investigação ter levado em conta a delação premiada de Ronnie Lessa, assassino confesso de Marielle, que atribuiu a autoria intelectual do crime a Domingos, ao deputado federal Chiquinho Brazão (irmão do conselheiro do TCE-RJ) e ao delegado Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil.

Pezzotti perguntou a Quaquá a fonte de sua convicção na inocência de Domingos.”Faço o meu juízo de valor, não sou policial”, respondeu o deputado do PT. “Eu disse que não acreditava porque conheço o caráter dele e sua maneira de pensar.”

Outro réu no processo é o major da Policia Militar Ronald Paulo de Alves Pereira. Todos respondem pelos crimes de homicídio e organização criminosa e estão presos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo