Justiça
SpaceX recomenda que funcionários não visitem o Brasil, em meio a tensão entre Musk e STF
A informação é do norte-americano ‘The Wall Street Journal’, que revelou um e-mail da presidente da empresa
A companhia aeroespacial SpaceX, de Elon Musk, decidiu retirar alguns funcionários do Brasil e recomendou que seus trabalhadores não viajem ao País a serviço ou a lazer. A informação foi divulgada nesta quarta-feira 4 pelo norte-americano The Wall Street Journal.
O veículo revelou um e-mail enviado no fim da semana passada pela presidente da companhia, Gwynne Shotwell, anunciando as medidas. Uma das decisões envolvia realocar um pequeno grupo de funcionários estrangeiros que estava – ou está – no Brasil.
A decisão decorre do acirramento da tensão entre Musk e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes. Na semana passada, o magistrado determinou a suspensão do X no País e bloqueou as contas bancárias brasileiras da Starlink, a fim de garantir o pagamento de multas impostas à rede social. As duas empresas pertencem a Musk.
A Starlink é uma companhia de internet via satélite operada por uma subsidiária da SpaceX.
Chris Quilty, presidente da empresa de consultoria Quilty Space, disse ao WSJ que o Brasil “é uma das joias da coroa” para o mercado em que a Starlink opera. “Quando você fala sobre espremer a receita do hemisfério sul, há dois países que se destacam: Brasil e Austrália.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Novo golpe envolve falsa notificação de multa por usar VPN no acesso ao X
Por CartaCapital
Os novos ataques de Elon Musk, dono do X, contra Moraes
Por CartaCapital
Elon Musk ‘merece toda repulsa da população brasileira’, diz ministro das Comunicações
Por CartaCapital



