Justiça
Ex-primeira-dama da Paraíba vira ré no STF por participação nos atos golpistas do 8 de Janeiro
Pâmela Bório foi denunciada pelos crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado
O Supremo Tribunal Federal (STF) tornou ré a ex-primeira-dama da Paraíba, Pâmela Monique Cardoso Bório, por participação nos atos golpistas do 8 de Janeiro.
A decisão foi unânime entre os ministros da Primeira Turma, que seguiram o voto do relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes.
Ao acatar a denúncia contra a ex-primeira-dama, que foi casada com o ex-governador Ricardo Coutinho (PT), o ministro afirmou que ‘há provas suficientes de sua participação nos atos violentos do 8 de Janeiro.
“A denunciada permaneceu unida subjetivamente aos integrantes do grupo e participou da ação criminosa que invadiu as sedes do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal e quebrou vidros, cadeiras, painéis, mesas, móveis históricos e outros bens que ali estavam, causando a totalidade dos danos descritos pelo relatório preliminar do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)”, registrou Moraes.
O voto foi seguido pelos ministros Flávio Dino, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin e Luiz Fux, em um julgamento virtual que se iniciou no último dia 23 e se encerrou na sexta-feira 30. O resultado foi publicado nesta segunda.
O pedido para que Pâmela Bório se tornasse ré foi feito pela Procuradoria-Geral da República em junho deste ano. Pâmela foi denunciada pelos crimes de associação criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
A ‘bronca’ de Gilmar em líder do Comando Vermelho durante julgamento no STF
Por CartaCapital
Nunes Marques será o relator de ação do Novo contra decisão de Moraes que bloqueou o X
Por CartaCapital
Moraes autoriza desbloqueio de parte do salário de Marcos Do Val
Por Wendal Carmo


