CartaExpressa
Tebet diz ter sido ‘fácil’ convencer Lula sobre congelar R$ 15 bilhões no Orçamento
A decisão envolve um bloqueio de 11,2 bilhões de reais e um contingenciamento de 3,8 bilhões


A ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou nesta quinta-feira 18 ter sido “fácil” convencer o presidente Lula (PT) sobre a necessidade de congelar 15 bilhões de reais no Orçamento de 2024.
A decisão, envolvendo um bloqueio de 11,2 bilhões de reais e um contingenciamento de 3,8 bilhões, foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Após o anúncio, Haddad foi questionado sobre a reação do presidente à proposta de congelamento. Tebet, que estava ao lado do ministro, afirmou ter sido “tranquilo”.
“Ele já foi convencido lá atrás. Hoje foi fácil”, declarou a ministra. Haddad enfatizou: “Se eu estou dando o anúncio, é porque ele [Lula] foi convencido”.
O governo divulgará na próxima segunda-feira 22 os detalhes do bloqueio e do contigenciamento, como as áreas impactadas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Ofensiva de memes contra Haddad ‘não cola’ e é choro de quem sonega imposto, diz dirigente do PT
Por Leonardo Miazzo e Thais Reis Oliveira
Alckmin defende Haddad e afirma que carga tributária não aumentou no governo Lula
Por CartaCapital
Descontextualização de trecho da entrevista de Lula à ‘Record’ irrita Haddad
Por CartaCapital