Justiça
PGR diz ao STF ser contra pedido do PT para barrar privatização da Sabesp
O partido entrou com uma ação no Supremo afirmando que a lei estadual que abriu caminho para a privatização viola princípios da competitividade e da economicidade


A Procuradoria-Geral da República (PGR) se manifestou contrária aos argumentos apresentados pelo PT em uma ação contra a privatização da Sabesp no Supremo Tribunal Federal. O documento foi enviado ao STF nesta quinta-feira 18.
No texto, Paulo Gonet afirma que no prazo de 24 horas, determinado pelo ministro Luis Roberto Barroso, “não se pode afirmar a nítida a existência das irregularidades suscitadas, a justificar a concessão da medida cautelar neste momento”.
Segundo Gonet, o tipo de ação apresentada pelo PT não é a forma adequada para apurar as supostas irregularidades.
O partido alegou ao STF que a lei estadual e diversos atos do Conselho de Administração da Sabesp e do Conselho Diretor do Programa Estadual de Desestatização viola princípios como o da competitividade e da economicidade.
Entre os pontos questionados, o PT argumenta que a venda da estatal está sendo feita a único concorrente, que ofereceu 67 reais por ação, preço que seria abaixo do mercado, e essa situação pode resultar em lesão ao erário e à depreciação do patrimônio público.
Sustenta ainda que o preço mínimo está sob sigilo e será divulgado somente após a venda das ações, na próxima segunda.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.