CartaExpressa
Justiça mantém condenação de Thiago Brennand por agredir mulher em academia
A decisão em 1ª instância manteve a pena em 1 ano e 8 meses, mas determinou uma redução na indenização a ser paga
O Tribunal de Justiça de São Paulo decidiu manter a condenação de Thiago Brennand a 1 ano e 8 meses de prisão por agredir uma mulher em uma academia na capital paulista. O caso aconteceu em 2022.
Apesar da manutenção da condenação, o TJ-SP determinou uma redução no valor da indenização à vítima, de 50 mil reais para 20 mil reais.
A decisão em 2ª instância foi publicada na última quinta-feira 4. O Ministério Público de São Paulo e o advogado de defesa de Brennand recorrerem da decisão em primeira instância, que foi publicada em novembro de 2023.
O MP havia pedido que o empresário pernambucano fosse condenado por corrupção de menores e solicitou o aumento da indenização para 100 mil reais.
Já a defesa de Brennand pedia a pena fosse menor e o valor da indenização também, justificando que os vídeos que mostram o ataque à mulher divulgados pela academia não são os originais.
Brennand, que está preso desde 2023 em São Paulo, responde a processos que envolvem os crimes de estupro, sequestro, cárcere privado, lesão corporal, corrupção de menores, ameaça, calúnia, injúria e difamação.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.


