Mundo

Lula exalta reação a golpes no Mercosul e celebra vitórias progressistas na Europa

O petista advertiu, porém, que enquanto a América do Sul seguir entre as regiões mais desiguais do mundo, ‘a estabilidade política continuará ameaçada’

Lula exalta reação a golpes no Mercosul e celebra vitórias progressistas na Europa
Lula exalta reação a golpes no Mercosul e celebra vitórias progressistas na Europa
Foto por DANIEL DUARTE / AFP
Apoie Siga-nos no

O presidente Lula (PT) participou, nesta segunda-feira 8, da reunião de cúpula do Mercosul, em Assunção, no Paraguai. Também marcaram presença Luis Lacalle Pou (Uruguai), Santiago Peña (Paraguai) e Luis Arce (Bolívia).

Lula abriu seu discurso mencionando a tentativa de golpe de Estado na Bolívia e afirmou que “não há atalhos para a democracia”.

“Há 15 dias, um membro do nosso bloco sofreu uma tentativa de golpe. A democracia prevaleceu graças à firmeza do governo boliviano, à mobilização de seu povo e ao rechaço da comunidade internacional”, disse o petista.

Ele também exaltou a reação do bloco à conspiração. “O Mercosul permaneceu, mais uma vez, unido em defesa do Estado de Direito, consagrada no Protocolo de Ushuaia. A reação unanime ao 26 de junho na Bolívia e ao 8 de Janeiro no Brasil demonstra que não há atalhos à democracia na nossa região, mas é preciso permanecer vigilantes.”

Segundo Lula, “enquanto nossa região seguir entre as mais desiguais do mundo, a estabilidade política continuará ameaçada”. Por isso, enfatizou, “democracia e desenvolvimento andam lado a lado”.

O presidente brasileiro finalizou seu pronunciamento com uma saudação à vitória das forças progressistas na França e no Reino Unido. “Ambas são fundamentais para a defesa da democracia e da justiça social contra as ameaças do extremismo.”

Um dos principais assuntos tratados na cúpula do Mercosul é a formalização da entrada da Bolívia no bloco. A principal ausência é a do presidente da Argentina, Javier Milei.

Ainda nesta segunda-feira, Lula embarca para a Bolívia, onde terá uma reunião com Luis Arce.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo