Política
Valdemar volta a pedir a Moraes para ter contato com Bolsonaro
Presidente do PL afirma que precisa de um encontro com Bolsonaro para definir estratégias para as eleições municipais deste ano


A defesa do presidente do PL, Valdemar Costa Neto, voltou a pedir que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, autorize seu contato com o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O pedido, enviado à Corte em 24 de junho, argumenta que os dirigentes precisam se encontrar presencialmente para definir estratégias para as eleições municipais deste ano.
Moraes vetou o contato entre os dois no âmbito da Operação Tempus Veritatis, que investiga uma suposta articulação golpista para reverter a vitória de Lula (PT) em 2022.
A solicitação de Valdemar se dá por meio de um agravo regimental, instrumento utilizado para questionar decisões monocráticas — aquelas que são proferidas por apenas um magistrado.
Os advogados do dirigente partidário também tentam reaver seu passaporte e alguns computadores apreendidos pela Polícia Federal. O documento enviado ao Supremo sustenta que Valdemar não tem participação nos crimes investigados e tem colaborado com a Justiça.
Desde que o contato foi proibido, em 8 de fevereiro, Bolsonaro e o presidente do PL têm recorrido a intermediários para tratar de assuntos importantes. Quando vão à sede da legenda, costumam deixar seguranças e assessores de sobreaviso para evitar que se esbarrem ao chegar ou sair do prédio.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Lula sanciona lei que cria Dia do Rei Pelé, celebrado na data do milésimo gol
Por Agência Senado
Valdemar ‘culpa Bolsonaro’ por ação judicial que rendeu multa milionária ao PL
Por CartaCapital