Economia
Lucro de planos de saúde cresce 343% em meio a onda de cancelamentos unilaterais
Lucro líquido foi de 3,33 bilhões de reais nos primeiros três meses deste ano
Os planos de saúde registraram um lucro líquido de 3,33 bilhões de reais nos primeiros três meses deste ano, segundo o relatório divulgado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) nesta quarta-feira 12.
A cifra representa uma alta de 343% em relação ao mesmo período de 2023. O salto nos lucros é registrado em meio a uma onda de rompimentos unilaterais de contratos por conta de transtornos ou doenças.
Por causa dos cancelamentos, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) chegou a notificar, em maio, vinte operadoras do país para que explicassem o crescimento nos casos de rompimento unilateral, incluindo o de beneficiários que estavam em tratamentos que demandam assistência contínua.
Após isso, as empresas firmaram um acordo com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) para suspender a prática. Os termos do acordo, entretanto, não foram detalhados.
O desempenho das empresas, segundo a ANS, é o mais positivo para um 1º trimestre desde 2019. O diretor de Normas e Habilitação das Operadoras da ANS, Jorge Aquino, reforçou que os números representam uma recuperação do setor, mas ponderou a importância da melhoria nos serviços.
“É importante não perder de vista que essa recuperação precisa se refletir na garantia e na melhoria dos serviços oferecidos aos beneficiários. Por isso reforçamos que é fundamental as operadoras investirem em gestão, prestarem serviços de qualidade”, analisa.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
ANS define teto de reajuste dos planos de saúde; confira
Por André Lucena
Lira confirma acordo com operadoras de planos de saúdes para suspender cancelamentos por doença
Por André Lucena



