Justiça

Investigado pelo CNJ, juiz da Lava Jato abandona o cargo

Danilo Pereira Júnior responde por ter descumprido decisões do STF referentes à ação sobre outro colega, o juiz Eduardo Appio

Investigado pelo CNJ, juiz da Lava Jato abandona o cargo
Investigado pelo CNJ, juiz da Lava Jato abandona o cargo
O juiz federal Danilo Pereira Júnior - Divulgação/ICI
Apoie Siga-nos no

Investigado pelo Conselho Nacional de Justiça por supostas irregularidades na Lava Jato, o juiz Danilo Pereira Júnior deixou o comando da 13ª Vara Federal de Curitiba (PR) para atuar no gabinete da presidência do Tribunal Regional Federal da 4ª Região.

A troca, que entrou em vigor nesta quarta-feira 12, acontece após o desembargador Fernando Quadros, presidente do TRF-4, convocá-lo para auxiliar nos processos da Corte, que atua na revisão de casos da Justiça Federal no Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

O substituto ainda não foi indicado. Quadros também comunicou o corregedor-nacional do CNJ, Luís Felipe Salomão, sobre a mudança. O magistrado é relator do caso no Conselho.

Danilo responde a um processo administrativo disciplinar por ter descumprido decisões do Supremo Tribunal Federal referentes à ação sobre outro colega, o juiz Eduardo Appio. Também são alvos da apuração os desembargadores do TRF-4 Thompson Flores e Loraci Lima.

Se o processo disciplinar concluir por irregularidades, os magistrados podem receber sanções disciplinares como advertência, censura, remoção compulsória, disponibilidade e aposentadoria compulsória.

As supostas irregularidades na análise dos casos da Lava Jato, vale lembrar, já levaram o juiz a ser afastado do cargo por Salomão. Poucas horas depois, porém, ele foi reconduzido ao cargo pelo colegiado do CNJ.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo