CartaExpressa
Senado tem data para votar quarentena de militares que desejam se candidatar a cargos políticos
Com 898 artigos, o novo Código Eleitoral consolida toda a legislação eleitoral e partidária, atualmente dispersa em sete leis diferentes
A Comissão de Constituição e Justiça do Senado deve votar o novo Código Eleitoral em 5 de junho, segundo o relator, Marcelo Castro (MDB-PI). Ele concedeu a declaração após uma reunião de líderes com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Castro avalia que se a CCJ aprovar o texto na manhã do dia 5, o plenário do Senado poderá votá-lo no mesmo dia.
Com 898 artigos, o documento consolida toda a legislação eleitoral e partidária, atualmente dispersa em sete leis diferentes.
Entre outros pontos, o novo Código estabelece uma quarentena para carreiras de Estado consideradas incompatíveis com a atividade política, como juízes, integrantes do Ministério Público, policiais federais, policiais rodoviários federais, policiais civis, guardas municipais, militares e policiais militares.
Para concorrer a um cargo eletivo, eles deverão se afastar do posto quatro anos antes do pleito.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Justiça Eleitoral/ Um morto-vivo no Senado
Por CartaCapital
Senado aprova celas específicas para a população LGBT+ encarcerada
Por CartaCapital
Senado renova cotas para negros em concursos e inclui indígenas e quilombolas
Por CartaCapital



