Justiça
PF deflagra nova fase da operação contra financiadores do 8 de Janeiro
Agentes cumprem 20 mandados judiciais em cinco estados brasileiros no âmbito da operação Lesa Pátria
A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira 23, a 27ª fase da Operação Lesa Pátria, que visa identificar financiadores, executores e fomentadores dos atos golpistas do 8 de Janeiro, em Brasília.
Ao todo, os agentes da PF cumprem 20 mandados judiciais, autorizados pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, nos estados do Paraná (7), Goiás (1), Mato Grosso (1), São Paulo (7) e Rondônia (2).
Das medidas autorizadas, 18 são de busca e apreensão em endereços ligados a supostos financiadores de tentativa de golpe, enquanto duas são referentes ao monitoramento eletrônico de suspeitos, com a instalação de tornozeleira eletrônica.
Além disso, o ministro também determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Levantamentos apuram que os danos causados ao patrimônio público durante os atos golpistas podem chegar a cifra de 40 milhões de reais.
Os fatos investigados nesta quinta-feira constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
As identidades dos alvos da nova fase da operação Lesa Pátria ainda não foram reveladas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Moraes tira da prisão coronel do Exército investigado por conspiração golpista
Por CartaCapital
Deputado bolsonarista propõe ‘Dia dos Presos Políticos’ para homenagear golpistas do 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Moraes prevalece e STF impõe penas de até 17 anos para mais 10 golpistas do 8 de Janeiro
Por CartaCapital



