CartaExpressa
Conselho de Ética adia votação do parecer de Boulos pelo arquivamento de ação contra Janones
A acusação contra o deputado mineiro parte de uma investigação por suposta prática de ‘rachadinha’ em seu gabinete


O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados adiou nesta quarta-feira 22 a votação do relatório de Guilherme Boulos (PSOL-SP) pelo arquivamento de uma representação do PL contra André Janones (Avante-MG).
O adiamento decorre da ausência de salas de reunião livres para realizar a sessão às 11h, conforme a programação original. A votação do parecer de Boulos não deve ocorrer nesta semana.
A acusação contra Janones parte de uma investigação por suposta prática de “rachadinha” em seu gabinete. O Supremo Tribunal Federal abriu a apuração no fim de 2023.
Ao recomendar o arquivamento, Boulos argumentou que o pedido do PL “traz fatos ocorridos antes do início do mandato de deputado federal”.
“Voto pela ausência de justa causa para o acolhimento da representação, arquivando-se, por conseguinte, o presente feito”, concluiu o relator.
Leia a íntegra do parecer de Boulos:
BoulosApoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Bolsonaro vai à Justiça contra Boulos por declarações sobre morte de Marielle Franco
Por CartaCapital
MP pede multa de R$ 25 mil a Lula por defender voto em Boulos no 1º de Maio
Por Wendal Carmo
TRE manda plataformas derrubarem posts de Boulos contra Nunes
Por CartaCapital