CartaExpressa
Kassio nega HC preventivo para evitar possível prisão de Bolsonaro por golpe de Estado
O pedido surgiu de um advogado que não representa oficialmente o ex-capitão


O ministro do Supremo Tribunal Federal Kassio Nunes Marques votou, nesta sexta-feira 10, pela rejeição de um recurso que busca reverter sua decisão de negar um habeas corpus preventivo apresentado em prol do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Em 22 de março, Kassio Nunes rejeitou o salvo-conduto a Bolsonaro impetrado por Djalma Lacerda, que não é representante oficial da defesa do ex-capitão. O advogado pede ao STF o fim da investigação sobre a trama golpista de 2022.
Os ministros julgam no plenário virtual até a próxima sexta 17 o recurso contra a decisão monocrática. Ao reforçar seu entendimento, o relator afirmou não haver ilegalidade que justifique a concessão de um HC de ofício.
No despacho original, Kassio Nunes sustentou que Lacerda “não instruiu adequadamente os presentes autos”, uma vez que não anexou os documentos necessários à análise de suposto constrangimento ilegal.
O relator também enfatizou que a jurisprudência do STF não permite conceder um habeas corpus contra decisão de um ministro da Corte.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Moraes prevalece e STF impõe penas de até 17 anos para mais 10 golpistas do 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Zanin vota pela rejeição de queixa contra Janones por chamar Bolsonaro de ‘ladrão de joias’
Por CartaCapital
Fux é o novo relator de recurso de Bolsonaro contra inelegibilidade
Por CartaCapital