CartaExpressa
PF deflagra operação para apurar ameaças contra o presidente do União Brasil
Partido vive uma guerra interna desde que Luciano Bivar e Antônio Rueda se desentenderam pelo comando da sigla


A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira 7, uma operação para investigar ameaças sofridas por Antônio Rueda, presidente do partido União Brasil.
Em nota, a corporação informou que cumpre cinco mandados de busca e apreensão no interior de Pernambuco. As identidades dos alvos ainda não foram reveladas.
A operação, batizada de Statis, foi autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que recebeu o caso após a recente escalada da violência contra a cúpula do partido.
O União Brasil vive em clima de guerra desde que Luciano Bivar, ex-presidente da sigla, rompeu relações com Rueda. Os dois trocam farpas e ameaças desde então.
No decorrer da troca de ofensas, Rueda teve casas incendiadas em Pernambuco. Ele passou a acusar Bivar pelo episódio. O ex-presidente do partido nega.
Em nota, a PF não deixa claro se há ligação direta entre o incêndio e a operação desta terça.
Rueda e Bivar ainda não se pronunciaram sobre a operação da PF nesta terça-feira. O União Brasil também não comentou o tema.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

União Brasil/ Partido em chamas
Por CartaCapital
Como a guerra interna do União Brasil afeta a relação entre a sigla e o Planalto
Por Wendal Carmo
União Brasil afasta Bivar da presidência do partido após brigas com Rueda
Por Wendal Carmo