Justiça
Pablo Marçal promete US$ 1 milhão a quem achar um processo dele; advogado encontra e vai à Justiça
Advogado cearense agora cobra o pagamento de 51 milhões de reais: ‘Também servirá de alerta aos eleitores e clientes dele’


Um advogado do Ceará ingressou na Justiça contra o pré-candidato a prefeito de São Paulo Pablo Marçal (PRTB) cobrando pouco mais de 51 milhões de reais por uma promessa feita pelo empresário em uma entrevista à Jovem Pan, em março.
Na ocasião, Marçal prometeu pagar 1 milhão de doláres a qualquer pessoa que encontrasse algum processo movido por ele “contra alguém”. À Justiça paulista, o advogado César Crisóstomo afirmou ter identificado ao menos 10 ações apresentadas pelo coach nos últimos anos.
O caso tramita na 2ª Vara Cível de Barueri, na região metropolitana da capital, e foi protocolado em 23 de abril. Até o momento, Pablo Marçal não se manifestou.
A promessa aconteceu durante uma participação no programa Pânico. Questionado por um dos entrevistadores se ele se irritava com críticas de adversários, Marçal negou qualquer incômodo e afirmou nunca ter processado alguém em razão disso.
“Vamos fazer um desafio valendo 1 milhão de dólares. Acha aí meu CPF e vê se eu processei alguém por conta de qualquer coisa. Ache um processo, eu processar… Ache eu processando uma única pessoa”, declarou. “Rapaz, não tem como. Eu, que governo essa bodega, não aceito processar. A gente prospera tanto que não precisa ficar olhando para o lado, para gente otária.”
O advogado cearense disse a CartaCapital ter ouvido a declaração e decidido aceitar o desafio. Depois de encontrar os processos, Crisóstomo entrou em contato com Marçal por e-mail, mas o único retorno que obteve foi um pedido para que “aguardasse a avaliação do setor jurídico”.
“Estamos aguardando, mas até o momento não recebemos nenhuma resposta. O silêncio tem imperado”, afirmou o advogado. Ele também disse aguardar uma solução amigável e projetou um novo processo caso o empresário não cumpra o prometido. “Isso vai além do dinheiro. [O processo] também servirá de alerta aos eleitores e clientes dele.”
Algumas das ações encontradas por Crisóstomo miram veículos de comunicação, a exemplo da Band e do grupo gaúcho RBS. Outro processo envolve o ex-presidente do PROS Eurípedes Gomes Junior, com quem o coach travou uma briga judicial para ser candidato à Presidência em 2022.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

PRTB prepara o lançamento de Pablo Marçal à prefeitura de São Paulo no lugar de Padre Kelmon
Por CartaCapital
Câmara marca debate sobre PEC que criminaliza a posse de qualquer quantidade de droga
Por CartaCapital