Mundo
Papa participará de reunião do G7 sobre inteligência artificial em junho
Recentemente, o Pontífice foi alvo de montagens com uso de IA; na imagem, ele usava uma jaqueta moderna, bem diferente do tradicional traje religioso


O papa Francisco participará de uma reunião do G7 das principais potências ocidentais sobre inteligência artificial (IA) que acontecerá no sul da Itália em junho, informou a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, nesta sexta-feira (26).
“Pela primeira vez na história um pontífice participará dos trabalhos do G7”, informou Meloni, acrescentando que Francisco estará presente “na sessão aberta” a países convidados.
“Estou convencida de que a presença do Santo Padre dará uma contribuição decisiva para a definição de um marco regulatório, ético e cultural para a inteligência artificial”, afirmou.
Além da Itália, o G7 inclui Canadá, França, Alemanha, Japão, Reino Unido e Estados Unidos.
A cúpula dos chefes de Estado e de Governo acontecerá entre 13 e 15 de junho em Borgo Egnazia, um resort de luxo a cerca de 50 quilômetros de Bari. Também contará com a presença dos presidentes do Conselho Europeu, Charles Michel, e da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Em dezembro, o papa Francisco convocou a comunidade internacional a adotar um tratado vinculante para a regulamentação da IA, insistindo na importância da ética diante dos “graves riscos” das novas tecnologias.
Na ocasião, o pontífice declarou que era necessário refletir sobre o “significado do limite”, considerando que o ser humano “corre o risco, na busca da liberdade absoluta, de cair na espiral de uma ditadura tecnológica”.
Jorge Bergoglio já havia abordado diversas vezes sobre o desenvolvimento da IA. Em 2019 ele falou em “algor-ética” para criar uma ética algorítmica que estude as relações entre seres humanos e máquinas.
O próprio Francisco foi alvo de imagens geradas por IA que se tornaram virais.
The Pope Drip
by inmidjourney
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Meta identificará conteúdos gerados por inteligência artificial
Por AFP
Lula defende criação um projeto nacional de inteligência artificial
Por CartaCapital
Com restrição a inteligência artificial, TSE publica resoluções para a eleição municipal
Por CartaCapital
Papa nomeia especialista em IA para a Pontifícia Academia das Ciências
Por AFP