Justiça
Lira aciona a Polícia Legislativa após Felipe Neto chamá-lo de ‘excrementíssimo’
O youtuber criticou a reação do presidente da Câmara e afirmou ser vítima de silenciamento
A Polícia Legislativa da Câmara dos Deputados instaurou uma investigação contra o influenciador Felipe Neto após ele se referir ao presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), como “exrementíssimo”.
O procedimento surgiu a partir de um pedido de Lira.
“Considerando que os fatos acima relatados podem configurar a prática de crimes contra a honra, ocorridos nas dependências da Câmara dos Deputados, determino a adoção das providências cabíveis, no que tange à competência dessa Polícia Legislativa”, diz um trecho da solicitação.
Em publicação no X (ex-Twitter), Felipe Neto reagiu à investigação. “Já sofri tentativas de silenciamento com o uso da polícia antes, inclusive pela família Bolsonaro”, escreveu. “Continuarei enfrentando toda essa turma enquanto me sobrarem forças. E eu nunca falei que os enfrentaria com flores, nem assim o fiz e nunca o farei.”
O caso ocorreu na última terça-feira 23, durante uma audiência na Câmara. Na ocasião, o youtuber criticou o engavetamento do Projeto de Lei 2630/2020, conhecido como PL das Fake News.
“É preciso que a gente fale mais, se comunique mais, fale mais com o povo, convide mais o povo para participar”, defendeu Neto. “É preciso, fundamentalmente, que a gente altere a percepção em relação ao que é um Projeto de Lei como o 2.630, que foi infelizmente triturado pelo excrementíssimo Arthur Lira.”
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lira aumenta em 60% as diárias de deputados para viagens a trabalho
Por CartaCapital
Lira freia entusiasmo de Pacheco por PEC que turbina os salários de juízes
Por CartaCapital
Lira diz ser ‘imprescindível’ maior participação de Lula na articulação política
Por CartaCapital


