Política
PF cumpre nova fase de operação contra suspeitos de financiar atos golpistas de 8 de Janeiro
Ação em oito estados brasileiros faz parte da 26ª fase da Operação Lesa Pátria


A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira 16, a 26ª fase da Operação Lesa Pátria, que visa identificar executores, planejadores e financiadores dos atos golpistas do 8 de Janeiro, em Brasília.
Agentes cumprem, nesta manhã, 18 mandados de busca e apreensão em oito estados brasileiros. Os alvos, que ainda não tiveram identidades reveladas, estão no Rio Grande do Norte, em Santa Catarina, no Pará, em São Paulo, em Minas Gerais, no Espírito Santo, em Tocantins e no Mato Grosso do Sul.
As ações desta terça-feira foram autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, relator dos inquéritos que investigam a tentativa de golpe de Estado.
Além da busca e apreensão, o ministro também determinou a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. A intenção é recompor os prejuízos causados pelos vândalos naquele 8 de Janeiro.
“Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões”, diz nota da PF sobre a operação.
Os suspeitos de financiarem os atos, foco da operação desta terça, devem responder pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime e destruição ou deterioração de bem especialmente protegido.
As investigações da PF no caso continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos e pessoas capturadas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Exército barra promoções de Mauro Cid e outros militares envolvidos na trama golpista
Por CartaCapital
‘Aberração jurídica’: Toffoli sacramenta derrota de interpretação golpista do artigo 142; leia o voto
Por CartaCapital