CartaExpressa
Nova presidente da CCJ da Câmara propõe homenagem à monarquia brasileira
Uma vez aprovada, a homenagem teria impacto direto no funcionamento de órgãos federais, estaduais e municipais
Presidente da CCJ da Câmara, a deputada bolsonarista Caroline de Toni (PL-SC) propôs na última quinta-feira uma homenagem à monarquia brasileira, encerrada há 135 anos. A sugestão da parlamentar é que 2025 seja considerado o “Ano Nacional D. Pedro II”.
O projeto busca homenagear os 200 anos do nascimento de Dom Pedro II, último imperador do Brasil. Filho de Dom Pedro I com Maria Leopoldina, o monarca reinou no País entre 1840 a 1889, ano da proclamação da República.
Na justificativa, De Toni diz que a homenagem é importante porque, durante o reinado do monarca, o Brasil “foi vitorioso em vários conflitos armados na região do Prata”. A deputada também ressalta que o imperador nunca reprimiu a implementação da República no País.
Uma vez aprovada, a homenagem teria impacto direto no funcionamento de órgãos federais, estaduais e municipais, que seriam obrigados a promover eventos como debates, palestras e publicações para divulgar a vida de Dom Pedro II e o “Magnânimo”, obra do imperador brasileiro.
Como presidente da CCJ, De Toni controla a pauta da comissão mais importante da Câmara, cuja atribuição é avaliar se os projetos apresentados pelos deputados não ferem a Constituição.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
CCJ da Câmara dá aval a proposta que anistia desmatamento e afrouxa exploração em área de 51 hectares
Por Wendal Carmo
CCJ do Senado aprova PEC das Drogas; texto pode ir ao plenário
Por Marina Verenicz


