CartaExpressa
STF condena mais 14 réus pelos atos golpistas do 8 de Janeiro
Desde o início dos julgamentos dos envolvidos no 8 de Janeiro, o Supremo já condenou 131 denunciados
O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou na sexta-feira 15, mais 14 réus pelos atos golpistas do 8 de janeiro de 2023.
Ao todo, a Corte condenou até agora 131 executores dos ataques às sedes dos Três Poderes.
Os réus foram denunciados pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de:
- abolição violenta do Estado Democrático de Direito;
- dano qualificado;
- golpe de Estado;
- deterioração do patrimônio tombado;
- associação criminosa.
Cada réu foi julgado de forma individual no plenário virtual do Supremo, quando os ministros inserem seus votos no sistema eletrônico. Apenas um deles foi absolvido, por unanimidade, dado a falta de provas de participação nos atos.
Nos julgamentos concluídos na sexta, prevaleceu o voto do relator, o ministro Alexandre de Moraes, que propôs penas que variam de 11 e 17 anos.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
STF forma maioria para absolver morador de rua encurralado por golpistas no 8 de Janeiro
Por Marina Verenicz
Anderson Torres não terá que devolver salários recebidos durante período preso pelo 8 de Janeiro
Por CartaCapital
Moraes autoriza que ré do 8 de Janeiro retire tornozeleira eletrônica para tratamento de câncer
Por CartaCapital
Cármen Lúcia rebate proposta de Bolsonaro para anistiar golpistas do 8 de Janeiro: ‘Desvio de finalidade’
Por CartaCapital



