Mundo
UE pede explicações a oito plataformas sobre uso de IA e divulgação de informação falsa
Bing, Facebook, Google Search, Instagram, Snapchat, TikTok, YouTube e X estão na mira das autoridades europeias
A União Europeia solicitou explicações nesta quinta-feira (14) ao TikTok e outras sete grandes plataformas digitais sobre a maneira como administram os riscos relacionados ao uso de Inteligência Artificial (IA) e à divulgação de informação falsa.
O pedido apresentado a Bing, Facebook, Google Search, Instagram, Snapchat, TikTok, YouTube e X se concentra na preocupação da UE sobre o impacto que informações, imagens e vídeos manipulados pela IA podem ter nos processos eleitorais.
Apenas três meses antes das eleições europeias marcadas para a primeira semana de junho, a UE busca eliminar a possibilidade de manipulação de votos.
Nesta mesma quinta-feira, a UE pediu também explicações à rede social LinkedIn, do grupo americano Microsoft, por suspeitas de uso indevido de dados pessoais dos seus usuários para fins publicitários.
O comissário europeu para o Mercado Interno, Thierry Breton, observou que a nova Lei dos Serviços Digitais (DSA, na sigla em inglês) “funciona a todo vapor e as nossas equipes encarregadas de fazê-las cumprir em toda a Europa estão totalmente mobilizadas”.
No mesmo dia, a Comissão Europeia – o braço Executivo da UE – anunciou o início de uma investigação formal contra o gigante chinês do comércio online AliExpress, por suspeita de distribuição de materiais perigosos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Parlamento Europeu adota lei que regulamenta o uso da Inteligência Artificial
Por AFP
As ameaças à democracia na era digital e as resoluções do TSE
Por Orlando Silva
Lula defende criação um projeto nacional de inteligência artificial
Por CartaCapital



